Buscar
  • Tatiane Fuggi

BLACK FRIDAY : VOCÊ CONSOME OU É CONSUMIDO?


Toda a atenção do capitalismo e táticas cada vez mais sofisticadas de consumo estão voltadas para te capturar. Todos os seus dados como:gostos , preferências, comportamentos estão cada vez mais mapeados e armazenados (não sabemos muito bem onde e por quem) pelo que os especialistas dizem ser o comportamento consumidor. Mas em meio a essa enxurrada de ofertas, como a Black Friday, você consome ou é consumido? Que valor tem os corpos na cidade para além das frases em neon: você não pode perder esta oferta!!!


O Documentário premiado em Amsterdã "SURPLUS: aterrorizado para consumir" (2003) do Diretor sueco Erik Gandini , traz uma crítica severa a sociedade e comportamentos de consumo bem como a falência do capital. Uma das traduções possíveis para Surplus é supérfluo. Somos bombardeados todos os segundos, via mídias sociais e tv, para consumir inutilidades ou variedade de inutilidades com a promessa de tamponar nossa falta estrutural.


Estes objetos, Lacan chamou de latusas, que poderíamos ler como objetos-tampão e que na tentativa de se utilizar um, abrem-se as portas para inúmeras tentativas de suturar este vazio. Esta ação, retroalimentada pela cultura de consumo, estimula um gozo ilimitado. Gozo para Lacan, estava do lado daquilo que se repete inúmeras vezes. Um desconforto confortável.


O documentário nos mostra a compra de prazer através das bonecas sexuais em tamanho real:"o cliente pode escolher o tipo de corpo e a cabeça. Então ele escolhe a cor da pele, a maquiagem incluindo a cor da boca, a quantidade de sombra nos olhos, delineador (...) Mas talvez este produto já esteja démodé.


Existem atualmente as bonecas virtuais Gatebox no Japão, e custam cerca de R$ 7 mil reais. Cada vez mais solitários e receosos do contato sexual, os japoneses estão aderindo inclusive aos casamentos com hologramas. Haverá um colapso econômico mundial ou já estamos colapsando? Então, consumir e ser consumido parecem ser faces da mesma moeda.

Psicóloga Tatiane Fuggi

CRP 12/10845

☎48 99636-2386

📧tatianefuggi@hotmail.com

Facebook: psicologatatianefuggi

Instagram: @psicologatatianefuggi

218 visualizações
 

©2019 por Psicóloga Tatiane Fuggi. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now