Buscar
  • Tatiane Fuggi

Deu match: a incrível saga dos relacionamentos de 24 horas

Atualizado: 29 de Nov de 2019

Zygmunt Bauman, o sociólogo e filósofo polonês, nascido em 1925, tem um conceito que define os tempos atuais: a modernidade líquida. Sua teoria é a de que os tempos são líquidos, conseqüentemente as relações interpessoais também. Mas o que quer dizer isso ? Bauman explica que faz alusão aos líquidos, pois eles se deformam rápido demais. São incapazes de manter a mesma forma por muito tempo, escoam, e não podem solidificar-se por si mesmos.


Na atualidade do mundo virtual e dos aplicativos de relacionamentos, muito se ouve dizer que um casal "deu match", ou seja, curtiu e aprovou a foto um do outro podendo conversar e agendar um encontro pessoalmente. Mas em tempos líquidos, nada é feito para durar.



Essa volatilidade seria o motor propulsor de angústia nos sujeitos modernos?


São inúmeros relatos de encontros furtivos, desinteressantes, rápidos demais, sem desejo, mas que na maioria das vezes o encontro sexual acontece. O match estático e imagético é um vapor cultural: apaixonam-se por uma imagem, por um olhar através da tela do celular, ou por parte dos corpos. Assim, entrecortados era de se esperar que o Frank Stein aparecesse. A imagem do aplicativo não condiz com a realidade do encontro, e com a mesma velocidade que se dissipa no ar, novos matchs serão dados apressadamente. Talvez, ainda na mesma noite.


O sociólogo ainda diz que estamos perdendo a habilidade necessária de estabelecer relações de confiança entre nós mesmos, e acrescento que estamos perdendo a noção do tempo de elaboração.


Pouca frustração é suportada, logo é necessário ser feliz novamente e a qualquer custo. A idéia de apaixonamento perante um pixel-olhar estaria desconectada por inteiro do olhar presencial? O Império do consumo excessivo das imagens via internet e apps estaria transposto para o amor, ou como Bauman o chamou de "amor líquido'? Longe de sermos saudosistas da era pré-internet, faz-se necessário refletir as relações de hoje e como vem sendo concebidas no mundo real. Até porque, outras histórias entre casais duram bem mais que 24 horas.

Tatiane Fuggi - Psicóloga e Psicanalista. Analista praticante da Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Santa Catarina. 18 anos de experiência clínica. Especialista em Relações Familiares e Amorosas.

Contato: 48 99636-2386

tatianefuggi@hotmail.com

Facebook: psicologatatianefuggi

Instagram: @psicologatatianefuggi

227 visualizações
 

©2019 por Psicóloga Tatiane Fuggi. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now