Buscar
  • Tatiane Fuggi

O gozo perverso do homem devastação


Vidas Partidas (2016), filme dirigido por Marcos Schechtman tem como personagens Graça (Laura Schneider) e Raul (Domingos Montagner). O casal se apaixona perdidamente e ficam envolvidos em uma relação ardente provocada por passionalidade extrema. Casam-se e têm duas filhas. Porém Raul, aos poucos, torna-se agressivo com a esposa, resultando em frequentes episódios de violência doméstica.


O filme é embalado por uma música que marcou geração. "Noturno" de composição de Graco e Caio Sílvio foi interpretado por Fagner em 1979. Em um trecho desta trilha sonora, diz: "Ah, coração alado. Desfolharei meus olhos neste escuro véu/Não acredito mais no fogo ingênuo da paixão/São tantas ilusões perdidas na lembrança/Nessa estrada, só quem pode me seguir sou eu". A canção aparece em cenas de violência ou corrupção, juntamente com as cenas de sexo entre o casal. Não à toa.


Raul escondia seus segredos para a boa manutenção da família. Encobria essencialmente, por determinado tempo, seu furor de sua esposa e filhas, bem como seus cunhados e sogra.

O psicanalista francês Jacques-Alain Miller , em seu texto " Assuntos de família no inconsciente" diz que "a família é essencialmente unida por um segredo, ela é unida pelo não dito". Cada família à seu modo e com seu sintoma carrega aquilo que não se pode revelar. Mas para algumas famílias em específico, e lida uma-por-uma , carregam a marca de sua fundação em um casal imerso em devastação. Há sempre aquele que devasta e o que é devastado, independente do gênero.


Na ilusão de formar um par a qualquer custo, sem considerar as subjetividades, a mulher pode naufragar em gozo (clique aqui para saber mais sobre um dos conceitos de gozo). Seu corpo, marcado pela violência faz gozar perversamente seu agressor. Em troca, ele oferta as soluções. Distribui palavras de amor clichê. E no jogo sintomático, voltará violentamente a colocar sua presa entre os dentes.


Psicóloga Tatiane Fuggi

CRP 12/10845

☎48 99636-2386

📧tatianefuggi@hotmail.com

Facebook: psicologatatianefuggi

Instagram: @psicologatatianefuggi

105 visualizações
 

©2019 por Psicóloga Tatiane Fuggi. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now