Buscar
  • Tatiane Fuggi

Traumas e estragos em família


Uma catástrofe da natureza, um acidente, a perda de um lar, o falecimento de entes queridos, um segredo revelado.

Estes eventos podem ser considerados traumáticos na vida do sujeito.

Mas nada se compara a própria família para gerar estragos, que muitas vezes são irreparáveis.


Você pode estar se perguntando agora: existe algum modo de neutralizar as marcas da violência doméstica familiar?

A resposta vem a seguir.


Um ambiente constantemente violento e sem qualquer acolhimento e proteção aos seus membros, podem gerar sintomas físicos, emocionais e psicológicos de toda ordem, independente da classe social.


Medos, fobias, impossibilidades, problema de aprendizagem, crises de pânico, ansiedade e depressão são alguns dos fatores sintomáticos gerados por ambiente familiar degradante.


É muito provável que fragmentos destas cenas e sensações corporais retornem do inconsciente por um motivo qualquer. O que afetam os laços sociais são as reações idênticas ao momento da violência sob qualquer circunstância ou pessoa. A repetição deste padrão do modo de agir é bastante sofrido e deve ser ouvido por um profissional.


Buscar ajuda de um psicólogo, especialista na área, pode auxiliar no processo de não perpetuação da violência sentida. Este acolhimento é fundamental no processo terapêutico e o sujeito pode organizar sentimentos e ações que irá conviver nos próximos anos da vida.


Trago uma dica de filme importante, mas recomenda-se cautela pois há gatilhos de violência e estupro. O denso filme do diretor grego Alexandro Avranas chamado Miss Violence de 2013, nos mostra isso.


O filme nos apresenta sete personagens centrais, cujas relações de parentesco vamos descobrindo aos poucos, remontando o quebra-cabeças como investigadores buscando as origens de um crime. A suposta perfeição artificial daquela família dá lugar ao horror dos atos violentos. O filme pode ser assistido na plataforma looke: https://www.looke.com.br/filmes/miss-violence


Tatiane Fuggi


Psicóloga e Psicanalista

CRP 12/10845

48 99636-2386

tatianefuggi@hotmail.com

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo